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Foto do escritorVerônica Oliveira

Como fazer marketing digital para advogados [de forma gratuita]


Maketing digital para advogados

Será que é possível fazer marketing jurídico de forma gratuita? 


Hoje, eu vou te trazer possíveis soluções para que você possa começar sozinho o seu marketing como advogado. 


Para isso, você tem que estar disposto a gerar conteúdo relevante, ter um plano de ação e ter consistência nas redes sociais, pois - apenas assim - você poderá crescer na internet. 


Crescendo na internet da forma certa, você conseguirá mais clientes para advogar. É assim que funciona! 


Se você está disposto a fazer isso, então vem comigo!


 

Índice

 


Como fazer marketing digital para advogados

Fazer marketing digital para advogados pode parecer complicado devido às restrições específicas da área jurídica.


Então, em primeiro lugar,  você deve estar ciente das normas e diretrizes da OAB.

No meu artigo ‘Marketing Jurídico: o que pode e o que não pode fazer?’, eu falei sobre o que advogado não pode divulgar, então passe por lá depois, ok? 


O que é importante que você saiba é que, mesmo com as restrições, o marketing digital traz várias possibilidades para advogados. Afinal, você pode: 


  1. Criar um site profissional: Seu site é a base da sua presença online.Crie um site informativo, fácil de navegar e otimizado para SEO. Assim, você garante um bom posicionamento no Google e capta clientes de forma mais fácil. 

  2. Ter um blog com conteúdo relevante: Além do site, produzir artigos que respondam perguntas comuns dos seus clientes potenciais pode atrair mais visitantes para sua página e, ainda, te mostrar como autoridade no ramo. 

  3. Estar nas redes sociais: Inserir seu perfil de advogado ou de seu escritório de advocacia nas redes sociais é essencial. Estar no Instagram, no Youtube e no Linkedin pode fazer a diferença.  

  4. Investir em SEO local: Insira o seu nome ou o do seu escritório de advocacia em diretórios locais - como o Google Meu Negócio. Assim, você terá mais visibilidade em sua região. Veja aqui como inserir de forma gratuita o seu nome no Google Meu Negócio.




Como fazer marketing para advogados no Instagram

Eu inseri o Instagram como um tópico especial por aqui não por acaso! 


Essa rede social merece sua atenção, especialmente, se você quer fazer o seu marketing sem o suporte de agências. 


O Instagram pode ser uma ferramenta poderosa para advogados. Veja como você pode usar essa rede social para atrair mais clientes:


1. Aposte em um perfil otimizado

Sua biografia deve ser clara e direta, indicando sua especialidade e localização. Inclua um link para seu site ou blog. Saiba como criar uma bio otimizada clicando aqui. 


2. Crie conteúdo educativo

Publique dicas jurídicas, explique termos legais e compartilhe casos de sucesso (respeitando a confidencialidade). Para mais ideias, confira um artigo especial que fiz com 30 ideias de posts para advogados.


3. Produza muitos Stories e Reels

Use esses recursos para compartilhar seu dia a dia, eventos e produzir vídeos com comentários jurídicos. Esse tipo de conteúdo é o queridinho da audiência. Faça, pelo menos, 3 vídeos por semana, combinado?


4. Tenha um pacote de posts prontos em mãos

Sabe aqueles dias que você não tem tempo de postar ou aquela semana que está mais corrida? Pois é, mas você precisa postar mesmo assim porque estar presente nas redes sociais é fundamental. Por isso, eu indico que você tenha posts prontos (artes) para que você mantenha a consistência e deixe o feed mais profissional. Os posts prontos que eu indico são esses [clique para ver]. São 200 artes por apenas R$67. O melhor custo-benefício para você.


5. Foque em transformar seguidores em clientes

 Interaja com seus seguidores, responda a comentários e mensagens diretas. O contato direto pode ser a chave para transformar seguidores em clientes.



Você precisa investir em um curso de marketing jurídico?

Investir em um curso de marketing jurídico pode ser uma boa maneira de aprofundar seus conhecimentos e aprender técnicas avançadas. 


No entanto, se você está começando e quer explorar opções gratuitas, há muitos recursos disponíveis online. Artigos, vídeos no YouTube e até mesmo este guia podem te ajudar a entender o básico do marketing digital para advogados.


Mas se você decidir que precisa de um curso, escolha um que ofereça conteúdos atualizados e práticos. Avalie se o investimento vale a pena para o seu escritório e se os benefícios superam os custos.


Outra opção é investir no livro O Marketing Jurídico - A Estratégia da Diferenciação que foi desenvolvido com a colaboração de vários profissionais da área jurídica. Escolha a melhor opção para você!



Dicas finais para conseguir clientes para advogar

  1. Networking: Participe de eventos e associações da sua área de atuação. Conectar-se com outros profissionais pode gerar indicações valiosas.

  2. Parcerias: Estabeleça parcerias com outros advogados que tenham especialidades complementares. Isso pode aumentar o alcance do seu escritório. Aproveite e crie conteúdos collabs no Instagram. 

  3. Esteja no Linkedin:  O Linkedin é uma plataforma maravilhosa para advogados e escritórios de advocacia ganharem visibilidade. 

  4. Marketing de conteúdo: Continue a produzir conteúdo relevante e compartilhe em todas as suas plataformas. Consistência é a chave.


Lembre-se, fazer marketing jurídico de forma gratuita requer dedicação e estratégia. Com paciência e esforço, você verá resultados e conseguirá mais clientes para advogar. 


Sucesso para você!


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