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SEO para advogados: a melhor estratégia para captar clientes 

Atualizado: 6 de mar.

Descubra como o SEO pode ajudar advogados a captar clientes com estratégias éticas e eficientes que melhoram o posicionamento nos resultados de busca.


SEO para advogados: como captar clientes na advocacia




Se você é advogado e quer aumentar sua carteira de clientes, investir em SEO pode ser a melhor estratégia. 


A sigla SEO (Search Engine Optimization) refere-se a estratégias de otimização para que seu site apareça nas primeiras páginas dos resultados do Google. 


Para advogados, o SEO é uma maneira inteligente e eficiente de captar clientes de forma orgânica, sem recorrer a anúncios que muitas vezes são caros e temporários. 


Neste artigo, vamos abordar tudo que você precisa saber para começar a investir nessa estratégia. Vamos lá?



Por que SEO é essencial para advogados?


No ramo da advocacia, a confiança é fundamental.


Quando alguém pesquisa por um advogado na internet, é provável que confie mais em sites que aparecem organicamente no topo dos resultados do que em anúncios. 


Se o site de seu escritório de advocacia estiver com uma boa estratégia de SEO e bem posicionado, ele ganha mais destaque nas buscas e isso reflete na percepção de quem procura por seus serviços. 




Como advogados podem fazer SEO para atrair clientes?


A primeira etapa para um SEO eficiente é entender qual público você pretende alcançar e em qual área do Direito.


Isso é muito importante porque vai permitir estudar o comportamento do seu possível cliente na internet.


Por exemplo: quais palavras-chave o seu possível cliente insere no Google quando quer contratar serviços de advocacia civil, trabalhista ou criminal?. 


A partir do estudo desse comportamento, todo o conteúdo do seu site será planejado para atrair clientes que procuram os seus serviços.


É como um ímã de clientes, mas sem pagar anúncios!


Uma dica é inserir um blog em seu site que traga temas e responde dúvidas comuns sobre as áreas da advocacia que você atua. 


Isso pode atrair clientes potenciais e posicionar você como especialista na área jurídica. 



Quanto custa fazer SEO na advocacia?


Essa é uma pergunta frequente entre advogados que querem captar clientes pela internet. 


O custo do SEO depende das estratégias adotadas e você pode fazer por conta própria ou contratar um profissional ou agência especializada. 


Geralmente, um profissional ou agência custa de R$3.000 a R$5.000 mensais


No entanto, vale lembrar que o SEO é um investimento de longo prazo. 


Diferente do investimento em anúncios pagos, ele não gera resultados imediatos e temporários, mas permite construir uma presença sólida que continua atraindo clientes com o tempo de forma permanente.



O SEO é permitido pelo Código de Ética da OAB?


Um aspecto importante para os advogados é garantir que as estratégias de SEO estejam em conformidade com o Código de Ética da OAB. 


A captura de clientes na advocacia é crime quando envolve práticas que ferem o código, como publicidade que pode ser interpretada como promessa de resultado. 


É possível captar clientes através do SEO sem ferir o código. Quer saber como?


Oferecendo conteúdo informativo, respondendo dúvidas comuns e posicionando-se como um especialista no assunto. 


Em áreas como advocacia criminal ou trabalhista, por exemplo, oferecer respostas claras a questões comuns pode ser um excelente caminho para atrair clientes com ética e responsabilidade.



Exemplos de estratégias SEO para advogados


Existem várias formas de fazer SEO para advogados e atrair clientes para a advocacia. Confira algumas:


1) Blog com conteúdo relevante

Artigos que abordam questões legais ou dúvidas comuns ajudam a posicionar seu site e a atrair quem procura por essas informações.


2) SEO Local

Inclui informações sobre localização e áreas de atuação. Por exemplo, se você é um advogado previdenciário em São Paulo, otimize seu site para termos como “advogado previdenciário São Paulo”. 



3) Google Meu Negócio

Manter seu perfil atualizado no Google Meu Negócio ajuda você a aparecer nas buscas locais e facilita o contato direto com clientes.


4) Palavras-chave específicas

Trabalhe palavras-chave de nicho, como “advocacia previdenciária” e “advocacia criminal”, para se destacar em sua área de atuação.



Marketing para advogados: além do SEO


O SEO para advogados é uma estratégia eficaz e ética para captar clientes, mas é apenas uma das ferramentas de marketing digital que os advogados podem usar. 


Existem ainda outras práticas complementares, como o uso de redes sociais para educar seu público e até o marketing de conteúdo com newsletters e e-books. 


O importante é entender que tudo deve convergir para construir uma marca forte, transparente e ética, que valorize a confiança do cliente.




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