Se a sua empresa está no Instagram ou você é um criador de conteúdo, já deve ter percebido o quão importante é produzir Reels no seu perfil.
Mas, atenção: não basta produzir vários vídeos por dia e achar que o seu engajamento vai triplicar.
Isso é uma ilusão.
A audiência do Instagram tem tipos de Reels que considera ‘os queridinhos’.
Esses vídeos têm características bem específicas que engajam o público e podem atrair, até mesmo, leads qualificados para o seu perfil.
Se o seu objetivo é tornar o seu perfil um sucesso na plataforma, chegou a hora de conhecer 10 dicas para produzir um reels de sucesso. Confira!
Leia depois: Como fazer Reels criativos no Instagram [2024]
Dica 1 - Planeje seu conteúdo
Antes de começar a gravar, pense em um conteúdo relevante que vai atrair a audiência para o seu perfil.
Ele pode ter o objetivo de levar informação ou apenas entreter o público.
Após a escolha do tema, crie um roteiro básico do que você vai falar ou um esboço das cenas que você deseja capturar.
Dica 2 - O segredo dos 3 segundos
Você sabia que os 3 primeiros segundos de um Reels do Instagram é a parte mais importante do seu vídeo?
Afinal, é nessa etapa que você deve capturar a atenção do seu público.
Por isso, comece o Reels com uma cena interessante ou, caso vá falar sobre um tema, inicie o vídeo inserindo uma pergunta ou frase que chame a atenção das pessoas e depois aborde o conteúdo em si de forma sucinta (no máximo, em 60 segundos).
Dica 3 - Não esqueça da frase-gancho!
Tenha uma boa frase-gancho para inserir em seu vídeo de forma escrita ou falada!
O gancho vai chamar a atenção do público que está ‘passando’ o feed do reels, mas não está atento ao áudio.
Por exemplo, digamos que uma pessoa está vendo tv e, ao mesmo tempo, assistindo o feed do Reels do Instagram.
A frase escrita dentro do vídeo e falada no início pode chamar a atenção para que a pessoa permaneça nele.
Aqui estão algumas dicas de frases-gancho para usar no Instagram:
Perguntas intrigantes: "Você já se perguntou...?", "Qual é a sua opinião sobre...?", "Você sabia que...?"
Mistério ou curiosidade: "Descubra o segredo para...", "Você não vai acreditar no que aconteceu!", "A resposta está aqui...".
Dicas úteis ou conselhos: "Aqui estão 5 passos para...", "Você sabia que pode economizar tempo com...?", "Experimente essa técnica para melhorar...".
Dica 4 - Utilize uma boa iluminação
A iluminação adequada é fundamental para garantir que seu vídeo tenha uma boa qualidade visual.
Por isso, procure filmar em ambientes bem iluminados ou experimente usar luzes adicionais para realçar os detalhes e evitar sombras indesejadas.
Dica 5 - Esqueça reels com superproduções
Ao produzir seu Reels, lembre-se que, no momento, o simples é o que mais funciona nas redes sociais!
Por isso, foque em dar o seu melhor, criando vídeos com o seu próprio celular.
Apenas, atente-se na hora de filmar.: vídeos tremidos podem distrair e diminuir a qualidade do seu Reels.
Use um tripé, estabilizador ou segure firmemente o dispositivo para garantir uma gravação suave e estável.
Dica 6 - Foco no conteúdo vida real
Quando falamos em criação de conteúdo para empresas existe um direcionamento para posts mais formais, não é mesmo?
No entanto, segundo dados da Embed Social, 52% dos usuários do Instagram preferem conteúdos de vida real. Isto inclui vídeos, lives, stories com conteúdo de bastidores e similares.
Por isso, insira posts que mostram o dia a dia de sua empresa no seu plano de marketing de conteúdo.
Esse tipo de post gera proximidade e maior conexão com a audiência.
Dica 7 - A legenda é importante sim!
Algumas pessoas acham que a legenda no Reels não tem importância porque apenas as primeiras quatro palavras aparecem para a audiência. Mas não é bem assim.
Embora a primeira frase do Reels seja importante, o resto do texto também deve ser considerado.
Assim como um texto criado para uma legenda de uma foto/carrossel do feed, o texto do reels deve trazer palavras-chave e hashtags importantes que estejam relacionadas ao tema.
Dessa forma, seu conteúdo estará otimizado para SEO e poderá estar nos topos das buscas do aplicativo no longo prazo.
Dica 8 - Equilibre música em alta + áudio original
Com certeza, você já escutou alguém dizer que utilizar as músicas em alta no Instagram pode ampliar o alcance de seu vídeo e melhorar o engajamento.
No entanto, o que fazer ao gravar um vídeo onde você fala (com áudio original)?
O segredo, nesse caso, é inserir uma música em alta como ‘plano de fundo’ em volume baixo.
(*Atenção: certifique-se de que o áudio esteja claro e bem equilibrado com outros elementos sonoros.)
Dica 9 - Engaje com a audiência
Responda aos comentários e mensagens recebidos no seu Reels.
Isso demonstra interesse e valorização dos seguidores, incentivando o engajamento contínuo e a construção de relacionamentos com sua audiência.
Dica 10 - Não tenha medo de experimentar
O Reels é um espaço para a criatividade e experimentação. Não tenha receio de testar novas ideias, estilos de edição, formatos de conteúdo, etc.
Aproveite a oportunidade para se destacar e desenvolver sua própria identidade na plataforma.
Gostou dessas dicas? Lembre-se de que o sucesso de um Reels também depende do conteúdo em si e de como ele ressoa com o seu público-alvo.
Experimente diferentes abordagens, analise os resultados e adapte-se ao feedback dos seguidores para melhorar continuamente sua estratégia de criação de Reels.
O seu termômetro sempre será o seu público. Foque no que sua audiência gosta mais de assistir e torne sua empresa um sucesso nesta plataforma!
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