Sua empresa ainda deve estar no Instagram em 2023? Em qual tipo de conteúdo ela deve focar? Qual formato de post ela deve investir seus esforços diários?
Para responder essas e outras perguntas é primordial conhecer dados e tendências desta plataforma nos últimos anos.
Embora exista uma disputa com o TikTok para se manter como a rede social mais utilizada no mundo, o Instagram vem se mantendo firme e, por isso, deve permanecer no plano de marketing de pequenas, médias e grandes empresas, principalmente no Brasil.
Conheça alguns dados que podem ser primordiais na hora de planejar a sua estratégia de conteúdo por lá!
Estatísticas gerais do Instagram
O Instagram é o 8º site mais visitado do mundo (HootSuite)
Instagram é o nono termo de pesquisa mais pesquisado no Google (HootSuite)
O Instagram é a 4ª plataforma social mais usada no mundo (HootSuite)
200 milhões de empresas estão no Instagram e 71% afirmam usar a plataforma para fins comerciais. (Websiterating)
Estatísticas sobre usuários do Instagram
O Instagram tem mais de 2 bilhões de usuários mensais ativos (HootSuite)
O Instagram possui 500 milhões de usuários ativos diários (Websiterating)
A audiência do Instagram é 52,2% masculina (HootSuite)
70% dos usuários do Instagram têm menos de 35 anos. (Websiterating)
446.4 milhões de usuários do Instagram têm entre 18 e 24 anos (31.2% do público total). (Websiterating)
Usuários de 25 anos gastam em média 32 minutos por dia no Instagram (Websiterating)
45% dos usuários do Instagram vivem em locais urbanos, 41% em áreas suburbanas e 25% em locais rurais. (Websiterating)
90% dos usuários do Instagram seguem pelo menos uma empresa (Websiterating)
Estatísticas sobre conteúdo no Instagram
52% dos usuários do Instagram preferem conteúdos de vida real.Isto inclui vídeos, lives, stories com conteúdo de bastidores e similares (Embedsocial)
Os stories do Instagram são preferidos por 42% dos utilizadores do Instagram (Embedsocial)
Os stories de marca têm uma taxa de conclusão de 86%, o que significa que os usuários visualizam todos os stories de uma só vez nessa porcentagem. (Websiterating)
As marcas mais ativas postam 17 histórias por mês.(Websiterating)
As postagens de vídeo têm a maior taxa de engajamento geral e recebe duas vezes mais engajamento do que outros tipos de postagens (Websiterating)
Os vídeos no feed recebem 18% mais comentários do que as publicações fotográficas (Embedsocial)
Para obter o maior engajamento do Instagram, a melhor hora para postar é Quarta-feira entre 9h e 11h (Websiterating)
Reels ocupam 30% do tempo que as pessoas passam no Instagram (HootSuite)
As pessoas compartilham Reels 1 bilhão de vezes por dia por meio de DMs (HootSuite)
Estatísticas sobre contas comerciais
44% dos consumidores usam o Instagram para fazer compras semanalmente (Websiterating)
A taxa média de engajamento nas postagens da conta comercial do Instagram é de 0,54%. Isso aumenta nas postagens em vídeo (0,61%). (Websiterating)
93% das marcas utilizam o Instagram para o marketing de influência. (Embedsocial)
Contas do Instagram mais pequenas com 1000 a 5000 seguidores (nano influenciadores) têm melhores taxas de envolvimento em comparação a contas maiores (Embedsocial)
36% das marcas dão produtos gratuitos aos influenciadores para conteúdos patrocinados (Embedsocial)
58% dos usuários do Instagram dizem que estão mais interessados em uma marca depois de vê-la em uma história (Websiterating)
Conclusão
Com esses dados, podemos tirar muitas conclusões sobre como direcionar nossos esforços de marketing no Instagram.
Aproveite e analise essas estatísticas antes de implementar as suas estratégias de conteúdo e lembre-se que, na web, tudo acontece de forma muito rápida.
Ou seja, considere sempre rever seu planejamento, caso o Instagram realize alguma modificação em seu algoritmo ou lance algum novo produto na plataforma.
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