O algoritmo do Instagram passará por mudanças novamente! A novidade foi divulgada pela plataforma essa semana e já está gerando aquele frio na barriga dos criadores de conteúdo.
Mas, o que é o algoritmo do Instagram?
O algoritmo é um conjunto de instruções e regras que o aplicativo segue para personalizar a experiência de cada usuário.
No caso do Instagram, cada parte do aplicativo (Feed, Explore, Reels e Stories) usa seu próprio algoritmo adaptado à forma como as pessoas utilizam essas ferramentas.
Conforme foi divulgado pela plataforma, os usuários terão uma nova experiência no Instagram a partir de agora. Confira a seguir o que mudou!
Quais são as mudanças no algoritmo do Instagram?
Muitas mudanças virão nos próximos meses para os usuários do Instagram. Dentre as principais, destacam-se:
1. Pequenos criadores terão maior chance de viralizar
Se antes o Instagram dava maior visibilidade aos posts de perfis que tinham maior engajamento e mais seguidores, agora será diferente.
O foco - no momento - é dar oportunidades às contas menores.
Segundo a plataforma, uma parte do conteúdo será mostrada para um pequeno público interessado, independentemente de seguirem o criador.
Os posts mais bem-sucedidos serão amplamente divulgados e o processo se repetirá, podendo tornar viral um post de um criador menor.
2. Conteúdo republicado será removido das recomendações
Sabe aquelas contas criadas com cortes de vídeo e que apenas replicam conteúdo de criadores originais?
O Instagram começará a remover esse conteúdo das recomendações em toda a plataforma. Isso significa que esses perfis terão uma dificuldade maior de avançar dentro do aplicativo.
3. Rótulos darão créditos ao criador original
Buscando dar créditos aos criadores de conteúdo original, o Instagram começará a adicionar um rótulo ao post republicado sinalizando o criador original.
Nesse caso, tanto o criador original quanto a conta que reposta a foto ou vídeo podem remover o rótulo.
4. Reposters em série terão as suas contas afetadas
Contas que compartilham conteúdo republicado mais de 10 vezes em 30 dias sem criar ou aprimorar material original serão afetadas pelo novo algoritmo do Instagram.
Como resultado, a página Explorar e as recomendações do feed principal não incluirão mais conteúdo de contas de agregação.
No entanto, as contas afetadas podem recuperar a elegibilidade para recomendações após 30 dias desde sua última repostagem não original.
5. Criadores de conteúdo original serão recompensados
Além das implementações acima que visam dar créditos e reconhecer os esforços dos criadores de conteúdo original, o Instagram promete mais mudanças.
A plataforma recompensará os criadores originais dando mais visibilidade aos seus posts.
Isso significa que quando dois conteúdos idênticos forem encontrados pelo Instagram, a plataforma recomendará apenas o original.
Vale destacar que o conteúdo não será considerado uma réplica quando for alterado de forma significativa, ou seja, se for editado para se tornar meme, compilação de paródia, narrado com uma nova voz ou remixado para expressar uma reação.
O que vocês acharam das mudanças no novo algoritmo do Instagram?
Essas mudanças mostram que a plataforma está buscando mais originalidade e colocando mais ênfase no conteúdo em si.
Agora, o aplicativo dará visibilidade a posts originais de contas menores, alcançando até mesmo não seguidores, algo semelhante ao fenômeno do 'FY' que é parte do sucesso do TikTok.
Comments