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Foto do escritorVerônica Oliveira

StoryTelling: a arte de criar histórias para humanizar sua marca

Atualizado: 3 de mar. de 2023


Foto de uma máquina de datilografar com a palavra 'storytelling', representando o poder das histórias na construção de marcas e conexões emocionais com o público.

Você já viu alguém contando alguma história na internet, seja por meio de anúncio no Youtube ou em rede social, que levou à indicação de compra de um produto ou serviço em seu clímax ou no final do vídeo? Saiba que o que você viu, provavelmente, é storytelling!


Esse termo americano que significa ‘contar histórias’ tem sido o centro das atenções de marcas e criadores de conteúdo não à toa: o novo comportamento dos usuários da internet tende a exaltar técnicas centradas no ser humano, como o storytelling.


No livro Marketing 4.0, Philip Kotler ressalta que o novo marketing ‘precisa se adaptar à realidade e criar marcas que se comportem como pessoas - acessíveis e amáveis, mas também vulneráveis’.


“Movidas por valores básicos, as marcas centradas no ser humano tratam os consumidores como amigos, tornando-se parte integral de seu estilo de vida” (Marketing 4.0 | Philip Kotler, Hermawan Kartajaya, Iwan Setiawan)

E existe forma melhor de ‘se tornar amigo’ de alguém do que quando compartilhamos boas histórias? Por isso, com storytelling, é possível atrair novos amigos (clientes), manter os que já tem e, ainda, vender produtos e serviços.



O que é StoryTelling?


Contar histórias é algo que, há séculos, faz parte da vida dos seres humanos. Essa prática surgiu antes mesmo da escrita, por meio da transmissão de palavras, imagens e sons nas narrativas orais.


Isso significa dizer que o StoryTelling não é algo totalmente novo.


Embora não seja apenas uma narrativa comum, essa técnica tem como base a ideia de contar histórias, trazendo à tona enredos que incluem uma jornada onde se inserem personagens, ambientes, mensagem e clímax.


O StoryTelling é uma técnica do Marketing que utiliza a narrativa para contar histórias que conectam marcas e clientes de maneira profunda, despertam sentimentos e geram valor para produtos e serviços.


Elementos essenciais de uma StoryTelling


Para montar um bom roteiro de StoryTelling é preciso pensar em uma estrutura, geralmente, com início, meio e fim. Nesse cenário, o cliente/consumidor é conduzido por uma jornada onde há, na maioria das vezes, quatro elementos:

  1. Personagem

  2. Mensagem

  3. Ambiente

  4. Clímax/Conflito


- Personagem (pessoas como protagonistas no Storytelling)


Na história contada por meio do storytelling, as pessoas são os principais protagonistas, já que a ideia central é gerar identificação e despertar emoções no público-alvo, a fim de garantir uma conexão forte com o consumidor.


Esse protagonista pode ser: alguém da audiência que foi identificado pela marca com alguma história relacionada ao uso do produto/serviço ou um personagem fictício criado pela marca, mas que traz consigo características reais, baseadas em dados relacionados ao público-alvo.


Como exemplo de Storytelling que tem um personagem fictício como protagonista, temos a minissérie ‘República Nóis que Voa’ do banco Itaú, criada pela ilustradora Rafaella Tuma. Veiculada no Youtube, essa minissérie traz um personagem central dando dicas de renda extra e promovendo a educação financeira entre os amigos.


- Mensagem (o conteúdo e o tom de voz na Storytelling)


Quando contamos uma história, além de pensar na mensagem que queremos passar, devemos ter atenção ao tom de voz e à forma que vamos passar esse conteúdo à audiência. Para tal, é preciso conhecer o público para o qual a mensagem é direcionada.


Por exemplo, se um médico atende um público de classe média/baixa, não há de se falar em uma linguagem muito formal e nem muito técnica. Além disso, a mensagem deve ser mais simples. Afinal, ele deve adequar o seu storytelling, criando histórias que possam ser realmente compreendidas pelo seu público.


A advogada Kessya Jackelynne (@afadinhadoconsumidor) sabe muito bem trabalhar a mensagem para o seu público em suas estratégias de storytelling no Instagram.


Em seu vídeo sobre cancelamento de passagens aéreas, por exemplo, Kessya conduz o consumidor em uma jornada baseada em situações da vida real, trazendo à tona conteúdo jurídico na área de Direito do Consumidor, por meio de uma linguagem simples e um tom de voz adequado à audiência.


- Ambiente (Onde tudo acontece)


Mostrar para o público ou contar em detalhes onde tudo acontece é essencial no Storytelling. Por isso, esse elemento não pode faltar em sua estratégia. Em algumas narrativas, ele pode ser, até mesmo, o protagonista da história.


Um bom exemplo de storytelling tendo o ambiente como protagonista é feito de forma constante pela plataforma AirBnb, serviço on-line para consumidores que desejam anunciar, descobrir ou reservar acomodações ou meios de hospedagem.


Em campanhas nas redes sociais, o AirBnb produz vídeos em que seus usuários contam histórias impactantes e envolventes sobre viagens feitas por todo o mundo.


A plataforma também tem como foco despertar sentimentos na audiência, produzindo conteúdo em que a hospitalidade e o sentimento de comunidade e pertencimento fazem parte da vida de seus consumidores.


- Clímax/Conflito (O que será que vai acontecer?)


Você já sabe que o sucesso do Storytelling vem, principalmente, da possibilidade de despertar sentimentos na audiência.


Normalmente, durante a jornada percorrida pelo personagem, o público espera o momento onde algo irá acontecer. Podemos chamar esse ponto-chave da história de conflito ou clímax.


Esses conflitos precisam ter alguma relação com a vivência de sua audiência para despertar interesse na história e gerar identificação. Portanto, é essencial que você conheça bem a sua persona (o público para o qual você direciona a mensagem).


Normalmente, os melhores storytelling têm, no seu ponto-chave, transformações na vida do personagem ou reviravoltas que o público não espera. Por isso, essa estratégia tem que ser muito bem elaborada.


A Heineken é a prova de que o clímax pode ser o destaque de um storytelling para trazer uma mensagem, gerar engajamento e, consequentemente, aumentar as vendas de um produto para um público específico.


Produzido pela cervejaria, o vídeo ‘The Cliché’ conta a história de homens que são abordados em segredo para assistirem a final da Liga UEFA Champions League sem suas namoradas. Os ‘protagonistas’ teriam a desculpa perfeita: convencê-las a irem por quatro dias a um SPA.


No decorrer da jornada, o vídeo mostra as namoradas aceitando a boa compensação e eles executam o plano até o momento-chave: ao chegarem para assistirem o jogo, eles descobrem que as namoradas foram assistir a Liga Ao Vivo em Milão com tudo pago pela Heineken. Esse storytelling que faz sucesso no Youtube até hoje tem como objetivo desmistificar a ideia de que mulheres não gostam de futebol.


Humanize sua marca com Storytelling


Atualmente, humanizar uma marca é essencial para garantir uma maior conexão com o público-alvo. O Storytelling é, certamente, uma estratégia que caminha nesse sentido, já que ‘contar uma história’ pode ajudar a construir um relacionamento duradouro com a audiência na Internet.


Aproveite tudo que o storytelling pode oferecer à sua marca e se apresente de maneira mais pessoal e autêntica para os seus seguidores. Essa ação construirá uma reputação positiva e confiável junto à audiência, destacando sua empresa da concorrência e conectando mais consumidores aos seus produtos e serviços.



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