As redes sociais são uma ferramenta poderosa para promover o Dia do Consumidor e alcançar um público maior. Por isso, é fundamental aproveitar este 15 de março para criar estratégias que atraiam mais clientes para os perfis de sua loja.
Para tal, é preciso planejar estrategicamente o conteúdo em cada plataforma que sua empresa está presente na Internet. Seja no Instagram, Tik Tok, Youtube e, até mesmo, no Whatsapp, promover essa data pode fazer a diferença em suas vendas.
Segundo dados da Opinion Box sobre as Tendências do E-commerce em 2023, 69% das pessoas consideram que existem promoções que só são encontradas na internet.
Além disso, a pesquisa também trouxe outra informação relevante à tona: é nas redes sociais que os produtos e lojas são encontrados. Não à toa, 66% disseram que pesquisam por produtos no Instagram antes da compra, 51% no Youtube e 11% no Tik Tok.
Entendeu a importância de aproveitar essa data e produzir um ‘conteúdo de milhões’?
Estratégias de Marketing no Dia do Consumidor
Para que você possa aproveitar ao máximo essa data e vender muito, listamos abaixo algumas estratégias para utilizar nas plataformas a fim de promover o Dia do Consumidor, com destaque para ações no Instagram, TikTok, YouTube e WhatsApp. Confira!
- Crie posts no feed e nos stories com descontos especiais para a data;
- Promova uma Live Ao Vivo com descontos especiais para a data e engaje a sua audiência;
- Crie uma hashtag específica para o Dia do Consumidor e incentive seus seguidores a usá-la em suas postagens;
- Realize sorteios e concursos em que os usuários devem marcar amigos para participar;
- Crie um filtro personalizado para a data e incentive seus seguidores a utilizá-lo;
- Faça parcerias especiais com Influenciadores no Dia do Consumidor. O instagram de sua empresa vai bombar!
TikTok:
- Crie desafios relacionados ao Dia do Consumidor;
- Crie vídeos curtos mostrando produtos em promoção com músicas que estão em alta;
- Utilize a função de dueto para criar conteúdo envolvendo seus clientes;
- Se puder, faça parcerias com influenciadores desta plataforma também;
- Produza vídeos que tenham chamadas para seguir o seu perfil nesta rede. Lembre-se: no Tik Tok, o foco é o conteúdo e não o perfil.
YouTube:
- Crie vídeos promocionais para a data, com destaque para as promoções e descontos;
- Crie tutoriais e reviews de produtos que estão em promoção;
- Realize transmissões ao vivo para interagir com os clientes e mostrar as promoções em tempo real;
- Faça parcerias com Youtubers que tenham relação com seu nicho.
WhatsApp:
- Envie mensagens personalizadas para seus clientes com ofertas exclusivas para a data;
- Crie grupos exclusivos para clientes VIPs, onde serão divulgadas promoções e descontos exclusivos;
- Utilize o status do WhatsApp para divulgar promoções e descontos.
É importante lembrar que, independentemente da plataforma utilizada, as estratégias de marketing devem estar alinhadas com os valores da marca e com as expectativas do público-alvo. O objetivo é criar um conteúdo interessante e envolvente que desperte o interesse do cliente e o leve a realizar uma compra ou contratar um serviço.
Destaque também que esse é um momento pontual, ou seja, as promoções serão válidas apenas para esse dia. Assim, você ativa o gatilho de urgência em seu cliente e ele vai querer comprar o seu produto ou contratar o seu serviço rapidamente.
Boas vendas!
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