Todo médico ou clínica que deseja se tornar autoridade na Web na área em que atua deve ter um blog ou site.
Além de passar conteúdo educativo e informações aos pacientes, um blog é um grande mecanismo para estabelecer autoridade e aumentar a credibilidade, principalmente quando falamos em Marketing Médico.
Afinal, você já teve alguma dúvida sobre uma doença e correu para o Google, não foi?
Sim, porque ainda é no maior buscador do mundo que procuramos sanar dúvidas sobre temas de nosso interesse. E, claro, saber que estamos navegando em um site/blog escrito por um especialista faz toda a diferença.
Quando um médico escreve regularmente sobre tópicos de saúde, ele ou ela pode se tornar uma autoridade em seu campo. Isso pode ajudar a estabelecer a credibilidade do médico e construir a confiança dos pacientes.
Por isso, ter uma estratégia de conteúdo bem planejada é essencial para que um blog, seja de médicos, hospitais ou clínicas médicas, tenha sucesso e atraia tráfego orgânico (não pago).
Confira algumas etapas fundamentais para que um médico possa criar uma estratégia de conteúdo eficaz para o seu blog:
1. Defina seus objetivos
Antes de começar a criar conteúdo, é importante definir seus objetivos. O que o médico espera alcançar com seu blog? É para atrair mais pacientes para sua clínica médica ou consultório? Estabelecer sua marca como uma autoridade no setor? Tornar-se autoridade no ramo dentre seus colegas de profissão?
Definir seus objetivos pode ajudá-lo a decidir que tipo de conteúdo criar e como divulgá-lo para seus pacientes.
2. Identifique o público-alvo
Identificar o público-alvo é fundamental para criar uma boa estratégia para o seu blog. Quando trabalhamos com Planejamento de Marketing Médico, criamos uma ‘persona’ que seria um avatar do paciente ideal (renda média, classe social, sexo, etc).
Na construção dessa persona, trazemos à tona questões, como: quem são os pacientes ideais? Que tipo de informações eles estão procurando? Quais são suas principais preocupações?
Identificar o público-alvo pode ajudá-lo a criar conteúdo relevante e personalizado que responda às necessidades e dúvidas do público que, efetivamente, o médico deseja atrair.
3. Realize pesquisas de palavras-chave
O uso de palavras-chave relevantes é fundamental para que seu conteúdo seja encontrado nos mecanismos de busca, como o Google.
As pesquisas de palavras-chave são uma prática fundamental do SEO (Search Engine Optimization) e ajudam a entender como as pessoas buscam informações sobre um determinado assunto na internet.
Quando você realiza pesquisas de palavras-chave, você procura identificar quais são as principais palavras e frases usadas pelas pessoas para procurar informações relacionadas ao seu negócio ou área de atuação.
Existem diversas ferramentas disponíveis para realizar pesquisas de palavras-chave, como o Google Keyword Planner, Ahrefs, SEMrush, entre outras.
4. Crie um calendário editorial
Um calendário editorial pode ajudá-lo a manter-se organizado e a criar conteúdo consistente e relevante. Decida com que frequência você publicará novos posts e planeje os tópicos com antecedência.
Além de determinar a frequência de publicação, é aqui que você vai escolher os formatos de conteúdo que irão para o blog (postagens em texto, infográficos, vídeos, podcasts, entre outros).
Após escolher os formatos, liste tópicos/temas relacionados ao seu nicho que você gostaria de abordar em cada um. O mais importante é que você defina prazos para a execução a fim garantir a frequência e agendamento das publicações. Assim, você terá um blog sempre atualizado.
Vale destacar que existem várias ferramentas disponíveis para ajudá-lo a criar e gerenciar um calendário editorial, como Trello, Asana, Google Sheets, entre outros. Encontre a ferramenta que funciona melhor para você e comece a planejar seu conteúdo com antecedência!
5. Crie conteúdo de qualidade
O conteúdo do seu blog deve ser informativo, relevante e de alta qualidade. Certifique-se de incluir informações precisas e atualizadas, use imagens e gráficos para ilustrar seus pontos e torne-o fácil de ler e compreender.
Lembre-se que um conteúdo de qualidade não é um conteúdo formal. É um conteúdo que fique compreensível para a sua audiência. Isso significa que em um Blog Médico uma das maiores preocupações deve ser a escrita de fácil entendimento.
Lembre-se de sempre olhar as palavras-chave relacionadas ao tema que irá abordar, pois elas ‘identificam’ como o seu paciente pesquisa sobre o tema na internet. O SEO Semântico pode te ajudar nisso!
6. Promova seu conteúdo
Não basta criar ótimos posts, você também precisa divulgá-los.Existem várias maneiras de promover o conteúdo de um blog.
Aqui estão algumas estratégias eficazes:
Compartilhe nas redes sociais
Utilize técnicas de SEO
Colabore nos blogs de outros médicos
Promova em fóruns e comunidades, como no Linkedin
Considere investir em publicidade
Envie um e-mail aos seus pacientes
Promova o conteúdo no Whatsapp Business de sua clínica
Lembre-se, não há uma única solução para promover seu blog. Tente diferentes estratégias e veja o que funciona melhor para o seu público.
7. Analise e ajuste sua estratégia
Depois de cumprir todas essas etapas, monitore o desempenho do seu blog e use as análises para ajustar sua estratégia conforme necessário.
Identifique os posts mais populares e aqueles que não tiveram um bom desempenho e use essas informações para criar conteúdo melhor e mais eficaz no futuro.
Seguindo essas etapas, você pode criar uma estratégia de conteúdo eficaz para o seu blog e atrair mais pacientes para sua clínica médica ou seu consultório.
Sucesso para você!
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