Conheça as empresas do agronegócio que se destacam no marketing digital. Aprenda estratégias inovadoras para o sucesso online.
Existem empresas do agronegócio brasileiro que são destaque em suas ações de marketing digital e, por isso, alcançam públicos diversos em várias plataformas na Web, melhorando o posicionamento de mercado e sua imagem nos cenários nacional e internacional.
Esse destaque vem alinhado a um planejamento de marketing elaborado, principalmente, por meio de estratégias de Marketing de Conteúdo.
Mas, afinal, o que é Marketing de Conteúdo?
O Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing digital no agronegócio que vai além da simples promoção de produtos e serviços. Ele se baseia na criação de conteúdo relevante, útil e informativo para o público-alvo.
O objetivo desse tipo de marketing é atrair, engajar e fidelizar o público-alvo, além de estabelecer autoridade e fortalecer a marca, servindo, inclusive, de suporte para ações de branding.
Isso pode ser feito por meio de diversos formatos de conteúdo, como blogs, artigos, vídeos, infográficos, podcasts, ebooks, webinars, entre outros.
Ao fornecer conteúdo valioso e relevante aos consumidores, a empresa cria uma conexão emocional e de confiança com eles, o que pode levar a um aumento de negócios a longo prazo.
Conheça empresas do Agronegócio que se destacam no marketing digital, principalmente por investirem em estratégias de Marketing de Conteúdo.
Empresas do Agronegócio para se inspirar no Marketing digital
Abaixo, listamos três empresas que merecem destaque no setor do Agronegócio por suas ações em marketing digital.
Em cada uma, pontuamos os pontos positivos a fim de que eles sirvam de inspiração para o marketing de pequenas, médias e grandes empresas do agronegócio. Confira!
1 - Jacto Agrícola
Presente em mais de 100 países, a Jacto é uma empresa que atua no setor de equipamentos agrícolas. Ela investiu em marketing digital, incluindo a criação de um blog e presença nas redes sociais, para:
ampliar a conexão com agricultores;
fornecer conteúdo relevante sobre técnicas de cultivo;
mostrar os seus produtos e
oferecer suporte online.
Isso ajudou a fortalecer sua marca e a aumentar o engajamento com os agricultores.
- Em quais plataformas a Jacto está?
A Jacto está em várias plataformas, como Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Spotify, Deezer e Linkedin. Isso é muito importante porque em cada plataforma há tipos de públicos diferentes para serem alcançados.
Estando em várias redes sociais ao mesmo tempo, a Jacto pode alcançar um número maior de pessoas em suas estratégias de marketing, além de não depender separadamente de apenas uma plataforma.
- Qual tipo de conteúdo a Jacto faz?
Em seu blog, a Jacto possui um conteúdo otimizado para SEO, incluindo artigos e a possibilidade de download de ebooks sobre temas como Pulverização Agrícola e Agricultura de Precisão.
Já nas redes sociais, além de promover seus produtos, ela aposta na produção de conteúdo relevante por meio de diversos formatos (vídeos curtos e longos, imagens, etc).
Vale destacar que em seu conteúdo a Jacto utiliza uma linguagem mais simples, breve e que funciona como um ‘tom de conversa’, gerando mais proximidade e conexão com os seus leads em potencial.
2- Agro Bayer Brasil
A Agro Bayer é conhecida por sua expertise em pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras para o manejo de pragas, doenças e plantas daninhas em diferentes culturas agrícolas, como soja, milho, trigo, arroz, café, cana-de-açúcar, frutas, hortaliças e outras.
Seu investimento em marketing digital também a insere em diversas plataformas, nas quais a Agro Bayer tem muitos seguidores.
Por exemplo, apenas no facebook mais de 400 mil pessoas seguem a página. No Instagram, os números também são positivos: são mais de 100 mil pessoas seguindo o perfil da Bayer no Brasil.
- Em quais plataformas a Agro Bayer Brasil está?
A Agro Bayer Brasil está no Instagram, Facebook e Youtube, além de ter um blog otimizado para SEO, no qual o público-alvo pode ter acesso a vários artigos sobre temas relacionados à expertise da empresa.
A empresa também está no Spotify e Deezer com o Impulso Cast que traz boletins com informações e novidades sobre o setor.
Um ponto interessante é que, ao entrar no blog, uma pop-up é aberta com o seguinte aviso: “O conteúdo deste site é destinado a agricultores e demais profissionais do setor agrícola”. Essa deve ser uma possível estratégia para filtrar mais o público e manter apenas leads qualificados no site.
- Qual tipo de conteúdo a Agro Bayer faz?
Nas redes sociais, a Agro Bayer Brasil possui conteúdo em diversos formatos, mas prioriza a produção de vídeos. Outro destaque é o foco em manter um feed padronizado, por isso os reels, por exemplo, possuem capa nos vídeos a fim de manter a identidade visual da empresa.
Já o canal da Bayer Brasil no Youtube é um grande repositório de conteúdo relevante que deve servir de inspiração para quem deseja criar conteúdo nesta rede social para o marketing no agronegócio.
No Youtube, a Bayer criou os ‘Conteúdos Impulso Bayer’, ramificado em linhas editoriais, como ‘Impulso Gente’, ‘Impulso News’ e ‘Impulso Negócios', que trazem temas relacionados ao homem do campo e aos negócios, com foco em trazer à tona o protagonismo de diversos atores do setor. Em nossa opinião, conteúdo nota 1000!
Já o blog possui um conteúdo otimizado com uma linguagem mais simples, buscando chegar da melhor forma ao público-alvo.
3 - John Deere
A John Deere, uma das principais fabricantes de equipamentos agrícolas no mundo, tem investido em marketing digital no Brasil, incluindo campanhas de publicidade online e produção de vídeos e webinars para promover seus produtos.
No entanto, a maioria de suas redes sociais não é vinculada à sua filial no Brasil. Isso significa que, ao acessar a página da empresa no facebook, por exemplo, o brasileiro terá acesso ao conteúdo todo em outra língua.
Mas por que nós colocamos a John Deere como destaque em marketing digital, então?
Abaixo, eu te conto o motivo!
- Em quais plataformas a John Deere está?
A John Deere está no Instagram, Facebook e Linkedin, mas fora do país. Como eu disse acima, o conteúdo não é em língua portuguesa. Logo, não é uma estratégia de marketing totalmente direcionada para os brasileiros.
No entanto, a filial brasileira produz um conteúdo no Youtube que pode ser considerado um grande destaque e deve servir de inspiração, inclusive, para empresas locais.
- Qual tipo de conteúdo a John Deere faz no Brasil?
A John Deere Brasil tem uma característica especial na hora de produzir conteúdo: ela foca nas pessoas.
Você sabia que uma marca/empresa vende mais quando coloca pessoas como protagonistas e humanizam as suas ações no meio digital?
Pois é. Isso porque o usuário da web quer conexão e proximidade e, normalmente, nós nos conectamos mais com pessoas do que com marcas.
No canal do Youtube da John, você encontra conteúdos muito bem produzidos, como o especial feito com o Jurandir, o especialista de pós-venda que explica às pessoas os benefícios que a tecnologia oferece para os produtores rurais.
Qualquer empresa do agronegócio, seja de atuação local, nacional ou internacional, pode (e deve) investir em conteúdos assim: tendo pessoas no centro. Isso vale para estratégias no Instagram, Facebook, Youtube, Linkedin e, inclusive, Tik Tok.
Enfim, na opinião desse blog, essas três empresas se destacam pelo marketing realizado no setor do Agronegócio em solo brasileiro.
Você conhece mais alguma? Manda para nós!
E lembre-se: um bom planejamento de marketing no agronegócio requer um olhar diferenciado, afinal estamos falando de um nicho que tem sido destaque nos últimos anos.
É preciso aproveitar as oportunidades que o digital traz e se inspirar, seja presente nas redes sociais ou construindo diariamente um bom site/blog.
Essas ações poderão garantir que a sua empresa tenha um bom posicionamento e uma imagem mais estratégica no mercado. Inspire-se!
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