top of page

O que fazer quando o que te resta é confiar na vida?

Atualizado: 7 de jul.


ree

Dos maiores aprendizados que a vida me concedeu, eis o maior deles: confiar que tudo acontece exatamente como tem que acontecer, pois tudo é regido por uma força maior. 


Interessante, pois ainda nova me deparei com a palavra árabe ‘maktub’ que significa ‘estava escrito’ ou ‘tinha que acontecer’. Essa palavra deriva do verbo árabe ‘kataba’ que significa ‘escrever’. Ou seja, ela traz à tona a força dos acontecimentos. 


Se a gente pensar, por exemplo, que cada um de nós tem um livro da vida onde tudo já se encontra escrito, então pensaríamos que viemos a essa existência sem a oportunidade de viver nossas próprias escolhas.


Mas isso é impossível porque essa força que rege tudo também nos concede o livre arbítrio... 


Prova disso, são as histórias que escolhemos entrar mas não são nossas; os erros que escolhemos errar mas que sabemos - mesmo inconscientemente - de suas consequências. 


Então, se tudo está escrito, por que tanto o bem como o mal acontecem?


É exatamente aí que entra o aprendizado da confiança. 


ree

Quando confiamos entendemos que ainda que façamos escolhas erradas, a vida tentará nos levar novamente aos trilhos que levam aos nossos melhores caminhos. 


Isso fica muito claro quando vivenciamos ciclos repetitivos ou nos deparamos com situações/pessoas que dizem que vão mudar, mas não mudam. Quando a gente precisa encerrar um ciclo, mas não encerra.


É como se a vida colocasse um outdoor dizendo: “Ei, esse caminho não é o seu ou não é mais para você!”. E a gente fica ali, sofrendo… 


Por esses dias, eu estava relendo o livro Confiança (Osho) que comprei em 2017. De lá para cá, aconteceram muitas coisas na minha vida. Confesso que poucas foram realmente boas, mas, dentro de mim, eu sempre tentei confiar, apesar de.  


No ano passado (2024), alguns acontecimentos me mostraram o quanto eu precisava confiar que a vida estava caminhando em meu benefício, mesmo quando o cenário mostrava-se completamente desfavorável. 


Aliás, essa é a maior prova da confiança: deixar-se fluir com a vida, saber esperar, não se preocupar. 


ree


Isso porque há momentos na vida que não há mais o que fazer. Você fez todas as ações possíveis, tudo o que te cabia. Então, só resta soltar e esperar o que a vida fará por você. 


Como diz Osho, é preciso ser como uma nuvem só se movendo com o vento - sem desejo, sem nenhum objetivo, sem nenhum lugar para chegar.


Devemos, apenas, apreciar a viagem, porque aquilo que é para ser, de fato, nosso, ninguém rouba de nós.


O mais interessante é que as nuvens se moldam aos ventos ( e nós às circunstâncias). Isso significa que estamos prontos mesmo quando achamos que não estamos. 


É preciso acreditar que o vento se encarrega de nos levar para o nosso lugar.


Isso é confiar.



*Escrito por Verônica Oliveira - 23 de junho de 2025


Comentários


bottom of page
google.com, pub-3038234689215802, DIRECT, f08c47fec0942fa0