Com mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês, o YouTube é uma rede social extremamente poderosa para promover marcas e profissionais.
Você sabia que ela é a segunda maior plataforma de buscas do mundo, perdendo apenas para o Google?
É interessante refletir sobre esse dado, afinal nós temos a tendência de pensar que investir em outras redes sociais, como o Tik Tok e o Instagram, pode gerar mais resultados que estar no Youtube.
A verdade é que cada plataforma tem a sua importância e deve ser pensada de forma estratégica no seu plano de marketing. E o Youtube deve ser visto de forma especial!
Vem comigo saber o motivo!
Neste artigo, você vai ler…
Por que ter um canal no Youtube?
Você já percebeu que, nos últimos anos, a maioria das redes sociais têm investido no formato de vídeo?
O Instagram trouxe o formato Reels;
O TikTok virou tendência pelos vídeos curtos;
O Youtube focou em expandir o formato e trazer os ‘shorts’.
O direcionamento para esse formato não é à toa!
Hoje, a maioria dos usuários na internet prefere consumir vídeos.
Isso porque esse formato facilita o consumo do conteúdo e impacta de maneira mais profunda, gerando conexão entre quem assiste e quem produz o conteúdo.
Além disso, o Youtube não é uma plataforma focada apenas nos jovens da Geração Z. Dados do Kantar Ibope Media trouxeram à tona que o consumo de vídeos nesta plataforma cresceu 886% entre os maiores de 65 anos.
As demais faixas etárias também apresentaram alta, embora em menor proporção: 12 a 19 anos (43%), 20 a 24 anos (51%), 25 a 34 anos (79%), 35 a 44 anos (155%), 45 a 54 anos (240%) e 55 a 64 anos (394%).
Ou seja, se o seu público-alvo está dentro destas faixas etárias, chegou o momento de tornar o Youtube um aliado em suas ações de Marketing.
Quais os benefícios de ter um canal no Youtube?
Além de ter acesso a uma grande audiência, o Youtube é uma plataforma onde marcas e profissionais podem gerar conteúdo relevante, fortalecer a imagem e, ainda, monetizar seus vídeos, criando uma nova fonte de lucro.
Confira mais benefícios de ter um canal nesta rede social:
1) Aumento da visibilidade na internet
O YouTube permite que as marcas e profissionais sejam encontrados mais facilmente pelos usuários que estão procurando conteúdo relevante.
Além disso, os algoritmos do YouTube tendem a dar preferência a vídeos de alta qualidade e engajamento, o que significa que, se o conteúdo é bom, as chances de ser recomendado a novos usuários e ampliar o alcance de sua marca aumentam significativamente.
2) Fortalecimento da marca
Os vídeos são uma forma altamente eficaz de contar histórias e transmitir mensagens complexas de uma forma fácil de entender.
Com isso, os profissionais e as marcas podem aproveitar o poder dos vídeos para construir uma imagem positiva e forte perante o público.
3) Interação com o público
O YouTube oferece uma grande oportunidade para as marcas e profissionais se conectarem com seu público de maneira mais pessoal e direta.
Por meio de comentários, curtidas e compartilhamentos, é possível interagir com o público e criar uma comunidade em torno de sua marca ou negócio.
4) Promoção de Anúncios
O YouTube oferece uma variedade de opções de anúncios para marcas e profissionais promoverem seus produtos e serviços.
Com segmentação avançada e opções de personalização, os anúncios no YouTube podem ser altamente eficazes em alcançar públicos específicos e aumentar a conscientização sobre a marca ou negócio.
Dicas para crescer no Youtube
Se você já tem um canal no Youtube ou deseja criar um, mas não sabe o que fazer para gerar audiência ou melhorar o engajamento na plataforma, saiba que existem algumas estratégias que podem te ajudar nesse caminho.
Confira algumas dicas que podem acelerar seu crescimento no Youtube:
1) Crie conteúdo de alta qualidade e consistente
Certifique-se de que o conteúdo que você cria seja interessante, útil e envolvente para o seu público-alvo. Além disso, é importante manter uma programação consistente para que seus espectadores saibam quando podem esperar novos vídeos.
Por exemplo, escolher 3 dias na semana em horários específicos para publicar seus vídeos vai ajudar o seu público a entender quando ele poderá ter acesso ao seu conteúdo.
2) Otimize seus títulos, descrições e tags com SEO
Quem disse que as estratégias de SEO devem ser utilizadas apenas para pontuar bem um site no Google? O SEO também deve ser usado nas redes sociais.
Para isso, use palavras-chave relevantes em seus títulos, descrições e tags a fim de ajudar o algoritmo do YouTube a entender do que se trata o seu conteúdo. I
sso também ajuda a aumentar a visibilidade de seus vídeos nas pesquisas do YouTube e de outros buscadores, como o Google e o Bing.
3) Promova seus vídeos em outras plataformas
Compartilhe seus vídeos em suas redes sociais e outras plataformas para aumentar a exposição e atrair novos espectadores.
A depender do público, você pode compartilhar seus vídeos no Linkedin, Instagram, Pinterest e até pode utilizar os ‘cortes’ (partes editadas) para promovê-los no TikTok e crescer por lá!
4) Interaja com seus espectadores
Responda aos comentários e interaja com seu público para construir um relacionamento e aumentar o engajamento.
Peça, durante o vídeo, para que sua audiência comente o que achou sobre o assunto que você tratou e compartilhe com amigos que tenham interesse.
5) Produza e publique Shorts Vídeos
Não deixe de publicar vídeos curtos na plataforma! O Youtube tem focado nos shorts vídeos.
Prova disso é que a plataforma está, a partir de agora, monetizando também este tipo de conteúdo.
Lembre-se que você não precisa parar para produzir os vídeos mais curtos.
Caso não tenha tempo para isso, você pode usar o conteúdo de seus vídeos mais longos, transformando-os em shorts.
5) Promova Lives (Vídeos Ao Vivo)
Fazer lives no YouTube pode ser uma estratégia eficaz para crescer seu canal, aumentar o engajamento e construir um relacionamento com seu público, afinal as transmissões ao vivo permitem que você se conecte com seus espectadores em tempo real e crie uma experiência mais interativa para o seu público.
Além disso, o YouTube tende a dar destaque às transmissões ao vivo em sua plataforma, exibindo-as na seção "Ao vivo" e enviando notificações aos espectadores inscritos. Isso pode aumentar a visibilidade do seu canal e atrair novos espectadores.
6) Tenha paciência e persistência
Mais de 500 horas de conteúdo são enviadas para o Youtube a cada minuto. Por isso, é preciso paciência e persistência nessa jornada para se destacar na plataforma.
Lembre-se que o Youtube prioriza três elementos: relevância, envolvimento e qualidade.
Isso significa que crescer por lá exige:
Criação de Conteúdo Relevante
Envolvimento com a Audiência (Interação)
Qualidade do vídeo (o quanto de autoridade e confiabilidade tem o profissional ou empresa para abordar o assunto na internet)
Gostou das dicas?
Priorizando-as você pode tornar o seu canal um sucesso no Youtube!
Não esqueça de ter paciência e persistir na criação de conteúdo, viu?
Sucesso para você!
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