O Linkedin é, atualmente, uma plataforma essencial para aqueles que desejam ampliar o networking profissional, alavancar a carreira, buscar por vagas de emprego e encontrar novos parceiros de negócio.
Conhecida como IN, essa rede social possui 900 milhões de usuários em todo o mundo, sendo 56 milhões ativos apenas no Brasil.
Esse número de usuários tem crescido todos os anos, principalmente porque o Linkedin permite o compartilhamento de conteúdo, experiências e novidades em forma de publicações, artigos e newsletters.
Por todos esses benefícios, é fundamental estar por lá e trabalhar o seu marketing pessoal para garantir que empregadores e recrutadores entendam que o seu perfil profissional é, exatamente, o que eles buscam.
Confira 8 ferramentas on-line que podem te ajudar a melhorar seu marketing pessoal no Linkedin!
1) LeadFeeder
O LeadFeeder é uma ferramenta que pode ajudar a melhorar o seu marketing pessoal no IN. Essa plataforma ajuda a identificar tendências em relação às empresas que visitam o seu perfil.
Por exemplo, você pode notar que há um aumento nas visitas de empresas de um determinado setor e, se for o caso, criar conteúdos estratégicos focados nesse nicho.
Além disso, o LeadFeeder também oferece recursos de análises que permitem identificar quais páginas do seu perfil estão sendo mais visitadas pelas empresas.
Essas informações podem te ajudar a melhorar o seu perfil, tornando-o mais atraente para empregadores e recrutadores.
Vale destacar que, embora o Leadfeeder seja uma empresa com sede na Finlândia, sua plataforma é uma solução global e pode ser utilizada por empresas de qualquer país.
2) Meetup
O Meetup é uma plataforma de rede social que conecta pessoas com interesses em comum, possibilitando que elas se encontrem e troquem informações e conhecimentos.
Essa pode ser uma ferramenta valiosa para promover o marketing pessoal no LinkedIn, permitindo que os usuários se conectem com outras pessoas da mesma área de interesse e se destaquem em suas áreas de atuação.
No Meetup, os usuários podem criar ou participar de grupos temáticos, onde as pessoas se encontram para discutir tópicos específicos, compartilhar informações, fazer networking, aprender e socializar.
Além disso, os grupos do Meetup geralmente organizam eventos presenciais ou virtuais para promover o networking, o aprendizado e a interação social entre os membros. Esses eventos podem incluir palestras, workshops, atividades de lazer, happy hours, entre outros.
3) Crystal
O Crystal é uma ferramenta de análise de personalidade que usa inteligência artificial para prever como as pessoas preferem se comunicar, melhorando a comunicação em relacionamentos profissionais.
No linkedin, essa extensão analisa o perfil de um usuário para criar uma análise de personalidade detalhada que ajuda a entender melhor como se comunicar com essa pessoa.
Para usar o Crystal, é preciso instalar a sua extensão em um navegador. Após a instalação, o Crystal adiciona uma seção intitulada ‘Análise de Personalidade’ na página do perfil do Linkedin.
Ao clicar na seção, o Crystal analisa o perfil da pessoa e fornece informações sobre seu estilo de comunicação, incluindo a forma como prefere ser abordada, a linguagem que prefere, suas motivações, entre outras informações.
O Linkedin Learning é uma ótima oportunidade para desenvolver novas habilidades e competências relevantes para a sua carreira.
São mais de 16 mil cursos, traduzidos em 7 idiomas, com especialistas renomados que farão a diferença em seu currículo.
O próprio Linkedin oferece, gratuitamente, treinamentos em Estratégia de Marketing, Marketing de Redes Sociais, Gestão de Pequenas Empresas, Desenvolvimento de Interfaces Web, Fundamentos de Programação, Design Thinking, dentre outros.
5) LanguageTool
Você sabia que os usuários do Linkedin que escrevem publicações têm mais chances de serem notados por recrutadores e conquistam mais parceiros profissionais?
Por isso, para garantir que sua escrita esteja livre de erros ortográficos e gramaticais ao escrever publicações, use o LanguageTool.
O LanguageTool corrige erros de ortografia e oferece uma análise de escrita completa de todos os textos possíveis. Além da ortografia, gramática e escolha de palavras, o estilo do idioma também é corrigido.
6) HootSuite
Quer programar postagens em seu Linkedin e aumentar a visibilidade do seu perfil? O HootSuite pode te ajudar!
Esse software de gerenciamento de mídias sociais foi desenvolvido para ajudar criadores de conteúdo que desejam aumentar o engajamento e trazer mais seguidores.
Ele permite ainda que você configure fluxos para monitorar tendências e receba notificações sobre sua empresa, clientes, concorrentes ou qualquer assunto que desperte sua curiosidade.
E mais! Você pode testar essa ferramenta de forma gratuita durante 30 dias.
7) Canva
Se você quer fazer uma publicação com uma imagem que ‘case’ com seu conteúdo e desperte sua audiência, o Canva é o lugar perfeito.
Por lá, você tem a possibilidade de criar designs profissionais para sua página do perfil e também para seus posts.
Essa ferramenta permite ainda produzir vídeos para que você possa trazer o melhor formato às suas publicações e atraia os likes de muitos parceiros de negócio.
Vale lembrar que, embora o Canva seja gratuito, seu plano pago é muito completo e te garante muitas artes profissionais prontas que são produzidas, em sua maioria, por profissionais da área de Designer.
8) BuzzSumo
O BuzzSumo pode ser o seu aliado nas estratégias de criação de conteúdo para destacar o seu Marketing Pessoal no Linkedin.
Por meio dessa ferramenta de monitoramento de mídias sociais, você pode descobrir os assuntos mais quentes do momento (virais) e traçar estratégias de conteúdo com esses dados.
Essa é uma plataforma muito utilizada no SEO para avaliar o compartilhamento em redes sociais como o Facebook, Twitter, Linkedin e Pinterest.
Para usá-la, você deve pesquisar um domínio/palavra-chave relacionada ao seu negócio ou área de atuação e verificar quais são os conteúdos mais populares. Dessa forma, você pode descobrir o segredo do conteúdo que viraliza no seu nicho!
No site, é possível fazer pesquisas gratuitas ou contratar um dos planos a partir de US$ 119 dólares mensais.
Gostou de conhecer essas ferramentas?
Não deixe de compartilhar com um(a) amigo(a) que quer se destacar na maior rede profissional do momento.
Sucesso para você!
Esse artigo foi útil? 💗
Comments